Sejam bem vindos

Sejam bem vindos
FELIZ DIA PARA VOCÊ

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Roberto Carlos Jesus Salvador

QUERIDOS AMIGOS DESEJO UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS QUE ME VISITAM NESSE BLOG.

AGRADEÇO  COMPANHIA.

PEÇO A JESUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS COM MUITA SAÚDE E PAZ.

E E, NESSE MOMENTO,ESTEJAS TRISTE POR QQ MOTIVO,OLHE PARA JESUS,ELE TE DARÁ A SOLUÇÃO E A FELICIDADE.

APRENDA A PERDOAR,QUE EU SEI MUITO BEM SER DIFÍCIL,MAS É O ÚNICO CAMINHO PARA A FELICIDADE DESTE MUNDO.

TE DESEJO CORAGEM E FORÇA PARA ENFRENTAR TEUS OBSTÁCULOS,MAS SEMPRE LEMBRE DE JESUS.

UM GRANDE ABRAÇO,ESPERO CONTAR COM TODOS VOCÊS NO PRÓSPERO E FELIZ ANO DE 2018.

WILMA

sábado, 23 de dezembro de 2017

PASSAGEM DE MINHA MÃE

FALECEU DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2017.
VIVEU COM CORAGEM PASSANDO TODAS AS DIFICULDADES DA VIDA COM CORAGEM,FORÇA,FÉ,PACIÊNCIA.
TRABALHOU MUITO DESDE OS 5 ANOS DE IDADE.
FOI ADOTADA PELA MADRINHA QUE FOI A MÃE QUE NÃO PODE TER.
DEUS LHE DEU 94 ANOS....NÃO FIZ TUDO QUE QUERIA PARA ELA,MAS ME ESFORCEI TAMBÉM PARA AMPARÁ-LA,QUANDO HÁ 4 ANOS ATRÁS,COM 90 ANOS , PRECISOU DE AJUDA PARA PASSAR SEUS DIAS.
ESSE SORRISO NUNCA SAIU DE SEU ROSTO.
ORAVA MUITO,GOSTAVA DE LER,ERA MUITO AGRADECIDA A DEUS POR TUDO.
DEUS A ABENÇOE,MÃE, ME PERDOA SE NÃO CONSEGUI LHE FAZER TUDO QUE MERECIA.
MEU ABRAÇO SAUDOSO,WILMA.

 *13/05/1923        +18/12/17

terça-feira, 21 de novembro de 2017

ÚLTIMO CAPÍTULO DE O RICO E LÁZARO - GRANDES REFLEXÕES

VALE A PENA VER,AS REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA VIDA NA TERRA,O BEM QUE SE DEVE FAZER,MAS SE FIZER O MAL, O ARREPENDIMENTO E MUDANÇAS DE CONDUTA ALCANÇARÁ O PERDÃO DE DEUS .







http://r7.com/Ffjr

Mensagem espírita em vídeo animação - Divaldo Franco por Diversos Espíri...

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

"UMA COISA ME FAZ SEGUIR EM FRENTE,COM MUITAS DIFICULDADES,UMA DELAS É A CONSCIÊNCIA DO DEVER DE PROGREDIR ESPIRITUALMENTE,ENTÃO,EU LEVANTO,E VOU;O CORPO DIZ NÃO,SENTA,DEITA,DESCANSA,MAS A CONSCIÊNCIA TOCA O SINO DE ALERTA...O QUE DEVES FAZER E SABES QUE DEVES,NINGUÉM FARÁ POR TI,O AVANÇO É INDIVIDUAL E O TEMPO É ESSE QUE TENS SOBRE A TERRA QUE DEUS TE DEU,ENTÃO NÃO O DESPERDICES,APROVEITA TODAS AS OPORTUNIDADES DE ELEVAÇÃO ESPIRITUAL...RECEBEMOS AJUDA QUANDO ASSIM PENSAMOS;OBRIGADA MEU DEUS."


quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Sempre Melhor




Sempre Melhor
"Todos nós ansiamos por melhoras em nossa vida. Seja no campo profissional, nas relações familiares, na saúde ou nas finanças, almejamos algum tipo de melhoria diante dos obstáculos a que nos defrontamos. Amiúde, porém, creditamos que essa melhoria será obra dos outros. Esperamos que Deus resolva nossos problemas, que os outros assumam nossas responsabilidades, enquanto isso, ficamos no mar da inércia esperando que nossa vida se modifique.
Deus nos empurra adiante quando decidimos a andar.
Deus abre as portas quando tocamos a campainha.
Deus promove a saúde adotamos posturas saudáveis
Deus traz o amor quando amamos.
Deus traz o emprego quando nossos braços estão dispostos a qualquer trabalho.
Deus faz os milagres, mas somos nós quem os provocamos."
José Carlos De Lucca

domingo, 27 de agosto de 2017

Anjo da Saúde

Se ainda não sabes viver, perdoar, esperar, compreender, ajudar e servir, de acordo com a vontade do Altíssimo, ainda lutarás com a enfermidade, por muito tempo. Por enquanto, não peças vantagens que não saberias receber! Roga ao Senhor te conceda a energia necessária para que te afeiçoes à lei do equilíbrio e às exigências da reflexão!
Anjo da Saúde (Espírito Irmão X por Chico Xavier - livro Lázaro Redivivo - FEB

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Problema e Solução



Problema e Solução
"Se você traz consigo algum problema,peça a Deus coragem para suportá-lo, evitando queixas e lutas que fariam de você um problema difícil para os outros e, trabalhando e servindo em silêncio, com paciência e bondade, você observará que Deus transformará os outros em canais de socorro espontâneo, em seu favor,pelos quais, sem alarme e sem perda de tempo, encontrará você a necessária e a melhor solução."
André Luiz ------Francisco Cândido Xavier

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

JESUS ESTÁ A SEU LADO

Tem dias em que precisamos de alguém que nos escute, nos compreenda e, sobretudo, que relembre coisas boas que esquecemos de nós mesmos no momento em que nos sentimos a pior pessoa do mundo. Erramos, falhamos, fracassamos, decepcionamos, nossos sonhos desmoronaram outra vez e nos sentimos sozinhos na multidão. Talvez nenhum amigo tenha notado nossa tristeza. Mas Jesus notou e está ao nosso lado, com a mão em nosso ombro, falando que erros não nos definem, são apenas experiências de crescimento. Que a autocrítica excessiva é desamor por nós, e que a vitimização nos faz esquecer que somos seres que se constroem a cada dia. E que é hora de lembrarmos da nossa essência bonita, amorosa, flexível, mutante, humana e que os erros são as pedras que construiremos a estrada de nossa vida. Esse Jesus que agora está ao meu lado, está também do seu.
De Lucca


quinta-feira, 6 de julho de 2017

FAZE A TUA PARTE.

A tua parte
"Fazes a tua parte ?
Deus te afaga de inúmeras maneiras. Envia-te bênçãos, luzes, esclarecimentos, consolações e pacificações. Dá-te os sentidos físicos e o poder de pensar, fazer,desfazer,crescer, dar frutos, sentir,vibrar e tudo mais. Deus faz a parte Dele com relação a ti. Fazes a tua parte com relação a ti mesmo?
A tua parte é acreditar em ti, controlar impulsos nocivos, empregar esforços na solução dos problemas, manter alta a esperança, silenciar diante das ofensas, amar sem restrições, cultivar a alegria e defender a paz interior.
FAZE A TUA PARTE.
Deus é tão bom que , além de fazer a parte Dele, ainda te ajuda na tua própria parte "
Lourival Lopes


domingo, 28 de maio de 2017

sexta-feira, 21 de abril de 2017

SUICÍDIO

SUICÍDIO
Com caráter epidêmico, o suicídio alcança índices surpreendentes na estatística dos óbitos terrestres, havendo ultrapassado o número daqueles que desencarnam vitimados pela AIDS.
A ciência, aliada à tecnologia, tem facultado incontáveis benefícios à criatura humana, mas não conseguiu dar-lhe segurança emocional.
Em alguns casos, a comunicação virtual tem estimulado pessoas portadoras de problemas psicológicos e psiquiátricos a fugirem pela porta abissal do autocídio, como se isso solucionasse a dificuldade momentânea que as aturde.
Por outro lado, sites danosos estimulam o terrível comportamento, especialmente entre os jovens ainda imaturos, que não tiveram oportunidade de experienciar a existência. De um lado, as promessas de felicidade, confundidas com os gozos sensoriais, dão à vida um colorido que não existe e propõem usufruir-se do prazer até a exaustão, como se a Terra fosse uma ilha de fantasia. Embalados pelos muito bem feitos estimulantes de fuga da realidade, quando as pessoas dão-se conta da realidade, frustam-se e amarguram-se, permitindo-se a instalação da revolta ou da depressão, tombando no trágico desar.
Recentemente a Mídia apresentou uma nova técnica de autodestruição, no denominado clube da baleia azul, no qual os candidatos devem expor a vida em esportes radicais ou situações perigosíssimas, a fim de demonstrarem força e valor, culminando no suicídio. Se, por acaso, na experiência tormentosa há um momento de lucidez e o indivíduo resolve parar é ameaçado pela quadrilha de ter a vida exterminada ou algum membro da sua família pagará pela sua desistência.
O uso exagerado de drogas alucinógenas, a liberdade sexual exaustiva e as desarrazoadas buscas do poder transitório conduzem à contínua insatisfação e angústia, sendo fator preponderantes para a covarde conduta.
O suicídio é um filho espúrio do materialismo, por demonstrar que o sentido da vida é o gozo e que, após, tudo retorna ao caos do princípio.
É muito lamentável esse trágico fenômeno humano, tendo-se em vista a grandeza da vida em si mesma, as oportunidades excelentes de desenvolvimento do amor e da criação de um mundo cada vez melhor.
Ao observar-se, porém, a indiferença de muitos pais em relação à prole, a ausência de educação condigna e os exemplos de edificação humana, defronta-se, inevitavelmente, a deplorável situação em que estertora a sociedade.
Todo exemplo deve ser feito para a preservação do significado existencial, trabalhando-se contra a ilusão que domina a sociedade e trabalhando-se pelo fortalecimento dos laços de família, pela solidariedade e pela vivência do amor, que são antídotos eficazes ao cruel inimigo da vida – o suicídio!
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 20-04-2017.
Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -
Redação: (71) 3340 - 8800
E-mail - opiniao@grupoatarde.com.br
WhatsApp: 99601-0020

terça-feira, 18 de abril de 2017

DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

Segundo o Censo 2000 (IBGE), há 2,3 milhões de espíritas no Brasil. Segundo dados levantados pela Federação Espírita Brasileira (FEB) estão cadastrados 10 mil Centros Espíritas, em todo o País. Em Uberlândia existem aproximadamente 90 Casas Espíritas, destas, 55 são filiadas a AME/Uberlândia.
O Presidente da AME/Uberlândia, Luiz Bertolucci Junior esclarece que de acordo com Allan Kardec, em sua obra “O que é o Espiritismo”, a Doutrina Espírita é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. No capítulo VI da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec explica que o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: “conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança”, explicou.
A Doutrina Espírita possibilita visão abrangente e entendimento de vários fatores sociais e outros acontecimentos, que de certa forma afligem as pessoas. O Espiritismo, tendo como princípio a imortalidade da alma e a reencarnação, tem uma posição clara, por exemplo, sobre o aborto, eutanásia, drogas, violência, suicídio e pena de morte. Posição esta reafirmada pelos Espíritos, vítimas e verdugos de situações como estas que retornam expressando sua opinião através das comunicações mediúnicas.
. “A reencarnação, conforme esclarece a visão espírita, expressa a justiça e a bondade de DEUS. Reencarnação é o retorno da alma à vida corporal em um novo corpo. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias para seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução. A reencarnação fortalece os laços de família, pois os parentes e amigos que se amam, reencontram-se, inúmeras vezes, nas diversas vidas sucessivas.” esclareceu Bertolucci.
O Diretor do Departamento de Comunicação Social Espírita da AME, Dirceu Basílio acrescenta que na Doutrina Espírita, Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. “A Doutrina por ele pregada é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, presente no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura dos homens, e a sua prática soluciona todos os problemas humanos, atingindo o objetivo da Humanidade”, completou.
O Presidente da AME salienta que toda Prática Espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior e gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Daí de graça o que de graça recebestes”.
Outra questão lembrada por ele é que um dos princípios básicos da Doutrina Espírita é o respeito a todas as crenças religiosas. Mas é importante esclarecer que nem toda prática mediúnica é Espírita, mas que toda Prática Mediúnica Espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da Moral Cristã. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857, codificada por Allan Kardec. O termo ESPÍRITA foi cunhado por Allan Kardec para distinguir a Doutrina dos Espíritos de outras filosofias e religiões”, completa Bertolucci.

18 de abril





Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) nasceu em Lyon – França em 03 de Outubro de 1804 e faleceu há 142 anos atrás, precisamente em 31 de março de 1869.
Hippolyte ficou conhecido sob o pseudônimo de “Allan Kardec” e notabilizou-se como codificador do Espiritismo (neologismo criado por ele), também denominado de Doutrina Espírita. Hippolyte Rivail adotou o pseudônimo de “Allan Kardec” a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores.
Nascido numa família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia. Fez seus estudos na “Escola de Pestalozzi”, na Suíça, tornando-se um dos seus mais distintos discípulos e ativo propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos já ensinava aos seus colegas menos adiantados, criando cursos gratuitos para os mesmos. Aos dezoito, bacharelou-se em ciências e letras.
Concluídos os seus estudos, o jovem Rivail retornou ao seu país natal. Profundo conhecedor da língua alemã, traduzia para este idioma diferentes obras de educação e de moral, com destaque para as obras de François Fénelon, pelas quais manifestava particular atração. Conhecia a fundo os idiomas – francês, alemão, inglês e holandês, além de dominar perfeitamente os idiomas italiano e espanhol. Era membro de diversas sociedades. A 06 de Fevereiro de 1832, aos 28 anos, casa-se com Amelie Grabrielle Boudet. Após o ano de 1834, passou a lecionar, publicando diversas obras sobre educação, e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais.
Como Pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público. Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à Rua Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia e outros. Nesse período, preocupado com a didática, criou um quadro mnemônico da história de França, visando facilitar ao estudante memorizar as datas dos acontecimentos de maior expressão e as descobertas de cada reinado do país.









DAS MESAS GIRANTES À CODIFICAÇÃO:
Foi em 1854 que o Prof. Rivail ouviu falar pela primeira vez do fenômeno das “mesas girantes”, bastante difundido à época, através do seu amigo Fortier, um magnetizador de longa data. Sem dar muita atenção ao relato naquele momento, atribuindo-o somente ao chamado magnetismo animal de que era estudioso, só em maio de 1855 sua curiosidade se voltou efetivamente para as mesas, quando começou a freqüentar reuniões em que tais fenômenos se produziam.
Durante este período, também tomou conhecimento da escrita mediúnica ou Psicografia e assim passou a se comunicar com os espíritos. Um desses espíritos conhecido como um “Espírito familiar”, passa a orientar seus trabalhos. Mais tarde, este espírito iria lhe informar que já o conhecia no tempo das Gálias, com o nome de “Allan Kardec”. Assim, Rivail passa a adotar este pseudônimo, sob o qual publicou as obras que sintetizam as leis da Doutrina Espírita.
Convencendo-se de que o movimento e as respostas complexas das “Mesas Girantes” deviam-se à intervenção de espíritos, Kardec dedicou-se à estruturação de uma proposta de compreensão da realidade baseada na necessidade de integração entre os conhecimento científico, filosófico e moral, com o objetivo de lançar sobre o real, um olhar que não negligenciasse nem o imperativo da investigação empírica na construção do conhecimento, nem a dimensão espiritual e interior do homem.
E assim há 154 anos atrás Rivail inicia a publicação das obras da codificação, mais precisamente em 18 de Abril de 1857 quando veio à luz o Livro dos Espíritos, considerado o marco da fundação do Espiritismo.
Por Roberty Lauar

domingo, 16 de abril de 2017

BOA NOITE,AMIGOS


BOA NOITE,AMIGOS,AGRADEÇO A DEUS MAIS ESSE DIA E PEÇO A ELE QUE NOS DÊ CORAGEM PARA A SEMANA QUE SE INICIA;NÓS QUEREMOS TER UMA FELIZ SEMANA,MAS SE ACONTECER QUALQUER COISA QUE NOS DEIXAR TRISTE,LEMBREMOS,SE FIZERMOS UMA ORAÇÃO,ESCUTAREMOS O CONSOLO DE JESUS QUE ESTÁ SEMPRE POR PERTO,
BJOS,AMIGOS!





domingo, 2 de abril de 2017

REFLEXÃO -CHICO XAVIER/EMMANUEL


ABRIL CHEGOU!


EVANGELHO NO LAR, DOMINGO DIA 2 DE ABRIL DE 2017

A MELANCOLIA - FRANÇOIS DE GENÈVE

SABEIS POR QUE UMA VAGA TRISTEZA SE APODERA POR VEZES  DE VOSSOS CORAÇÕES, E VOS FAZ SENTIR A VIDA TÃO AMARGA?
É VOSSO ESPÍRITO QUE ASPIRA À FELICIDADE E À LIBERDADE, MAS, LIGADO AO CORPO QUE LHE SERVE DE PRISÃO, SE CANSA EM VÃOS ESFORÇOS PARA ESCAPAR.
E VENDO QUE ESSES ESFORÇOS SÃO INÚTEIS, CAI NO DESÂNIMO, FAZENDO O CORPO SOFRER SUA INFLUÊNCIA, COM A LANGUIDEZ, O ABATIMENTO E UMA ESPÉCIE DE APATIA, QUE DE VÓS SE APODERAM, TORNANDO-VOS INFELIZES.
ACREDITAI NO QUE VOS DIGO E RESISTI COM ENERGIA A ESSAS IMPRESSÕES QUE VOS ENFRAQUECEM A VONTADE.
ESSAS ASPIRAÇÕES DE UMA VIDA MELHOR SÃO INATAS NO ESPÍRITO DE TODOS OS HOMENS, MAS NÃO A BUSQUEIS NESTE MUNDO.
AGORA, QUE DEUS VOS ENVIA OS SEUS ESPÍRITOS, PARA VOS INSTRUÍREM SOBRE A FELICIDADE QUE VOS ESTÁ RESERVADA, ESPERAI PACIENTEMENTE O ANJO DA LIBERTAÇÃO, QUE VOS AJUDAR´A ROMPER OS LAÇOS QUE MANTÊM CATIVO O VOSSO ESPÍRITO.
PENSAI QUE TENDES A CUMPRIR, DURANTE VOSSA PROVA NA TERRA, UMA MISSÃO DE QUE JÁ N~~AO PODEIS DUVIDAR, SEJA PELO DEVOTAMENTO À FAMÍLIA, SEJA NO CUMPRIMENTO DOS DIVERSOS DEVERES QUE DEUS VOS CONFIOU.
E SE, NO CURSO DESSA PROVA, NO CUMPRIMENTO DE VOSSA TAREFA, VIDES TOMBAREM SOBRE VÓS OS CUIDADOS, AS INQUIETAÇÕES E OS PESARES, SEDE FORTE E CORAJOSOS PARA OS SUPORTAR.
ENFRENTAI-OS DECISIVAMENTE, POIS SÃO DE CURTA DURAÇÃO E DEVEM CONDUZIR-VOS JUNTO AOS AMIGOS QUE CHORAIS, QUE SE ALEGRARÃO COM A VOSSA CHEGADA E VOS ESTENDERÃO OS BRAÇOS, PARA VOS CONDUZIREM A UM LUGAR ONDE NÃO TEM ACESSO AS AMARGURAS TERRENAS.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. 5

domingo, 26 de março de 2017

RAUL TEIXEIRA - VIDA E VALORES

Vida e Valores (Felicidade)

Costumeiramente, a felicidade é considerada a partir de valores de ordem material. É bem compreensível que assim seja no mundo em que nós vivemos. Afinal, vivemos num mundo cujas referências são todas elas, ou quase todas elas, a partir de coisas do mundo físico.
Nada obstante, em todos os tempos se haja falado que nós somos seres espirituais, ainda que as religiões hajam dito, desde sempre, que nós somos filhos de Deus e somos seres espirituais, essas informações, essas referências, quase sempre, deixaram a desejar. Elas não eram bem exatas, não eram bem completas.
A Humanidade passou a ter, a respeito das coisas espirituais, uma reflexão um tanto inadequada, porque passamos a associar o Espírito a fantasmas, às almas doutro mundo, a esses seres que são forjados na mente coletiva, na mente humana e, por causa disso, são fantasias que as mentes costumam criar.
Sempre que se fala em alma, em Espírito, se imaginam seres vestidos de lençois brancos, ou arrastando correntes ou uivando pelas noites, ou coisas desse gênero.
Poucas vezes se pensou na realidade nossa como Espíritos, em termos intelectuais, em termos mentais, em termos morais. Desse modo, as referências da felicidade estão atreladas a essas questões do mundo físico.
Costuma se pensar que felicidade está vinculada às posses que se tem. Muita gente imagina que só será feliz quando tiver o carro, quando tiver a casa, quando tiver dinheiro no banco, quando puder viajar, quando comprar roupas de grife, quando, quando, quando... Vamos sempre jogando a felicidade para patamares mais distantes.
Jamais fruímos a felicidade agora, já, no momento em que estamos vivendo. Há sempre um ritual intelectual que nos faz arremessar essa felicidade ou encontro com essa felicidade, para os dias do futuro.
Os discursos nossos, os discursos de todos ou de quase todos, estão sempre vinculados a: Quando eu tiver, quando eu comprar, quando eu for....
Então, a riqueza é uma das referências para a felicidade. No dia em que o indivíduo ganhar na loteria, no dia que conseguir uma herança, no dia em que ficar rico, ele será feliz.
Até conseguir ganhar na loteria, que dificilmente acontecerá; até o dia em que lhe surgir uma herança, que é uma coisa quase inabordável; até o dia em que ficar rico através do seu trabalho comum, o que também é, francamente, muito difícil, ele não consegue ser feliz.
O indivíduo não consegue ser feliz no momento em que está, com as pessoas com quem está, na realidade em que vive. Está sempre procrastinando, empurrando para trás, retardando a felicidade.
É muito interessante, porque Vicente de Carvalho, um poeta nosso, brasileiro, santista escreveu, um dia, que a felicidade é como um pomo, que nunca o pomos onde nós estamos, e nunca estamos onde nós o pomos.
Ele fez um jogo de palavras francamente verdadeiro, porque nunca pomos a felicidade onde estamos.
A felicidade está sempre além, num lugar, numa situação, numa condição social, numa condição de vida que não é aquela que estamos usufruindo agora. E onde pomos a felicidade, nós nunca estamos lá, porque a projetamos para somente quando determinadas coisas aconteçam.
É muito comum que o menino diga que ele será feliz quando fizer dezoito anos, e com dezoito anos, ele terá a chave da casa, ele poderá guiar carros, ele poderá fazer muitas coisas. Até chegar aos dezoito anos ele se impede de ser feliz aos treze, aos quatorze, aos quinze, etc.
Mas, depois que ele faz dezoito anos, a felicidade será quando ele conseguir uma namorada ou quando se casar. E ele vai empurrando isso. Quando se casa e não consegue a felicidade com o casamento, ele projeta quando tiver filhos. Desse modo, vamos empurrando para trás a felicidade que é como um pomo, como um fruto, nós nunca o pomos onde estamos, e jamais estamos onde nós o pomos.
É por causa disto que deveremos começar a refletir e a pensar que somos seres espirituais e que a felicidade não pode ser uma coisa projetada para longe, ela deve estar bem junto a nós.
* * *
É natural pensar que todo esse conforto material perseguido pelas pessoas, perseguido por nós, de fato nos dá uma gama de satisfação.
Quem é que não gostaria de ter dinheiro, quem é que não gostaria de ter uma boa posição social, econômica? Quem é que não gostaria de ser famoso e ser conhecido, de desfrutar dessas considerações do mundo, ainda que passageiras?
Poucas seriam as pessoas que responderiam que não.
No entanto, a felicidade decorre da maneira como nós encaramos a vida. Sim, a felicidade tem dimensões psicológicas.
Por isso, visitamos, muitas vezes, hospitais onde as pessoas sofrem, lugares de padecimentos, de dores, às vezes atrozes. Vamos visitar essas pessoas, cheios de angústias, com os nossos problemas cá de fora, do mundo e ao lhes perguntar como estão, elas nos surpreendem com uma bofetada de luvas: Eu estou bem, estou muito bem. E nós não conseguimos entender como é que uma pessoa operada, muitas vezes esperando morrer, com uma doença incurável ou com um mal grave, possa nos dizer que está bem.
Tudo com ela está bem, exatamente porque ela não está considerando o seu estado de felicidade a partir do corpo físico, embora o corpo físico também faça parte da nossa felicidade, ou deva fazer. Mas ela está além dessa consideração material. Porque é o modo como a gente vive por dentro que estabelece como é que vamos considerar a vida de fora.
Como o Cristo disse que o reino dos céus não tem aparências exteriores, está dentro de cada um de nós, é verdade que muitas vezes nós, ainda que passemos apertos materiais, carregamos uma certa satisfação interna, não por passar dificuldades, isso seria masoquismo, mas pela maturidade com que passamos essas dificuldades.
Daí encontrarmos pessoas pobres contentes e acharmos pessoas ricas desgraçadas.
É por isso que, ao pensarmos na felicidade como uma dimensão psicológica, uma dimensão psíquica, uma dimensão espiritual, verificamos que muitas pessoas que vivem dificuldades materiais conseguem extrair dessa dificuldade, alegrias íntimas, alegrias para sua vida, capazes de causar inveja a muita gente rica.
É por isso que muita gente rica, nada obstante tenha muito dinheiro, tenha posição social, tenha todas as facilidades, vive infeliz.
No meio dos ricos, quantas vezes achamos suicídios incompreensíveis a princípio, porque as pessoas dizem: Mas tinha tudo, tinha poder, tinha riqueza, tinha beleza! Mas não tinha harmonia íntima. Muitas vezes não tinha objetivo de vida. Então, a saída para esses indivíduos foi a tentativa de se autodestruir.
Encontramos, por vezes, nos meios ricos, homicídios. Mas como?
Pessoas às quais não faltava nada, pelo menos na suposição do vulgo. Faltava-lhes quase sempre o essencial, a harmonia interior. A felicidade nasce dessa harmonia.
Quantas vezes achamos no meio de gente rica a prostituição, de todos os sentidos. A prostituição dos costumes, a prostituição sexual. Encontramos a drogadição, no meio de gente que pode pagar caro pelas doses de cocaína, de heroína e de tudo mais que infelicita a vida.
Podemos garantir sim, como estabelece o brocardo popular que o dinheiro, a fortuna material não traz a felicidade. Indubitavelmente, ajuda no conforto, ajuda na harmonia material, mas não resolve os nossos enigmas da alma.
Desse modo, a felicidade vai sempre depender da nossa visão de mundo, da maturidade com que nós experimentamos o mundo.
Se estou no mundo como quem se acha numa penitenciária, a minha vida será um tormento, uma infelicidade. Se eu estiver no mundo como quem se acha numa escola, eu farei das dificuldades elementos de progresso, de crescimento, de harmonia.
Se eu me sentir na Terra como quem está num lar, entenderei que todas as dificuldades me são necessárias para que eu as supere, porque eu estou rodeado de irmãos, de criaturas com as quais eu posso interagir positivamente.
A felicidade não é, de fato, uma regalia deste mundo, ela está dentro de nós.
É por isto que Allan Kardec perguntou se no mundo se poderia experimentar a felicidade no grau maior, e os Seres Imortais responderam-lhe que não, porque a Terra é um mundo de provas e expiações. No entanto, poderemos ser tão felizes quanto a Terra permite que sejamos. Vamos buscar essa felicidade maior, que o mundo nos enseja.
Transcrição do Programa Vida e Valores, de número 142, apresentado por Raul Teixeira, sob coordenação da Federação Espírita do Paraná. Programa gravado em abril de 2008. Exibido pela NET, Canal 20, Curitiba, no dia 1º de março de 2009.
Em 25.06.2009.
  
 

Divaldo Franco Perguntas e Respostas Saúde Integral! SEMINÁRIO Pt.4

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O EVANG.SEG.O ESPIRITISMO,CAP.1-NÃO VIM DESTRUIR A LEI

QUERIDOS AMIGOS,NESSA ÉPOCA DE CARNAVAL,ONDE NEM TODOS ESTÃO APENAS BRINCANDO,CANTANDO E DANÇANDO,PRECISAMOS,NÓS CRISTÃOS,OBSERVAR ONDE ESTAMOS,POIS ESTAMOS MUITO EXPOSTOS AO PERIGO FÍSICO E DO  MUNDO ESPIRITUAL.
PRA NÃO SE ALONGAR,UMA ÓTIMA LEITURA ESCLARECEDORA É O LIVRO NAS FRONTEIRAS DA LOUCURA,ONDE MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA,EXPOEM TODOS OS PERIGOS  INVISÍVEIS PELOS QUAIS PASSAMOS,E QUANTO O TRABALHO DOS GUARDIÕES AUMENTA NESSA ÉPOCA PARA PROTEGER ÀQUELES QUE APENAS QUEREM SE DIVERTIR....O IDEAL SERIA ABSTER-SE DE IR NO CARNAVAL,MAS ,QUEM FOR A ALGUM LUGAR FAÇA UMA ORAÇÃO ANTES DE SAIR......,AJUDA NA TAREFA DOS NOSSOS AMIGOS ESPIRITUAIS ESTAREM IDENTIFICANDO E PROTEGENDO.








quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

BEM AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO MANSOS E PACÍFICOS

"BEM AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO MANSOS, PORQUE POSSUIRÃO A TERRA."
(MATEUS,5:4)
"BEM AVENTURADOS OS PACÍFICOS, PORQUE  SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS."
(MATEUS, 5:9)

A CÓLERA:- LEVADOS PELO ORGULHO,VOS JULGAIS MAIS DO QUE SOIS A PONTO DE NÃO SUPORTARDES UMA COMPARAÇÃO QUE   POSSA VOS REBAIXAR E VOS CONSIDERAIS TÃO ACIMA DE VOSSOS IRMÃOS,SEJA COMO ESPÍRITOS,SEJA EM POSIÇÃO SOCIAL OU EM SUPERIORIDADE PESSOAL,QUE O MENOS PARALELO VOS IRRITA E VOS FERE. E O QE ACONTECE ENTÃO? FICAIS ENCOLERIZADOS.
..........................................................................A PRÓPRIA IMPACIÊNCIA, DECORRENTE DAS CONTRARIEDADES FREQUENTEMENTE FÚTEIS.
NA SUA IMPACIÊNCIA, O HOMEM SE VOLTA CONTRA TUDO;DESDE A NATUREZA ,ATÉ OS OBJETOS,QUE CBA DE DESTRUIR,POR NÃO LHE OBEDECEREM. SE NESSE MOMENTO ELE PUDESSE SE VER,TERIA MEDO DE SI MESMO.
......................................................................................SE SOUBESSE QUE A IMPACIÊNCIA E A EXALTAÇÃO NÃO RESOLVEM NADA, QUE ALTERAM SUA SAÚDE E COMPROMETEM SUA VIDA, VERI QUE ELE PRÓPRIO É SUA PRIMEIRA VÍTIMA.
....................................................................................................................................................................EM RESUMO, O HOMEM QUE TEM UM TEMPERAMENTO COLÉRICO, NÃO DEIXA DE TER CERTAS QUALIDADES NO CORAÇÃO, MAS PODE IMPEDÍ-LO DE PRATICAR MUITO O BEM E PODE LEVÁ-LO A PRATICAR MUITO O MAL.
ISSO BASTA PARA FAZER ESFORÇOS PARA DOMINÁ-LA.
UMA OUTRA RAZÃO: A IMPACIÊNCIA  É CONTRA À CARIDADE E À HUMILDADE  CRISTÃS.(UM ESPÍRITO PROTETOR-BORDEAUX,1863)

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO,CAPÍTULO 9