Segundo o Censo 2000 (IBGE), há 2,3 milhões de espíritas no Brasil. Segundo dados levantados pela Federação Espírita Brasileira (FEB) estão cadastrados 10 mil Centros Espíritas, em todo o País. Em Uberlândia existem aproximadamente 90 Casas Espíritas, destas, 55 são filiadas a AME/Uberlândia.
O Presidente da AME/Uberlândia, Luiz Bertolucci Junior esclarece que de acordo com Allan Kardec, em sua obra “O que é o Espiritismo”, a Doutrina Espírita é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. No capítulo VI da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec explica que o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: “conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança”, explicou.
A Doutrina Espírita possibilita visão abrangente e entendimento de vários fatores sociais e outros acontecimentos, que de certa forma afligem as pessoas. O Espiritismo, tendo como princípio a imortalidade da alma e a reencarnação, tem uma posição clara, por exemplo, sobre o aborto, eutanásia, drogas, violência, suicídio e pena de morte. Posição esta reafirmada pelos Espíritos, vítimas e verdugos de situações como estas que retornam expressando sua opinião através das comunicações mediúnicas.
. “A reencarnação, conforme esclarece a visão espírita, expressa a justiça e a bondade de DEUS. Reencarnação é o retorno da alma à vida corporal em um novo corpo. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias para seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução. A reencarnação fortalece os laços de família, pois os parentes e amigos que se amam, reencontram-se, inúmeras vezes, nas diversas vidas sucessivas.” esclareceu Bertolucci.
O Diretor do Departamento de Comunicação Social Espírita da AME, Dirceu Basílio acrescenta que na Doutrina Espírita, Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. “A Doutrina por ele pregada é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, presente no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura dos homens, e a sua prática soluciona todos os problemas humanos, atingindo o objetivo da Humanidade”, completou.
O Presidente da AME salienta que toda Prática Espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior e gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Daí de graça o que de graça recebestes”.
Outra questão lembrada por ele é que um dos princípios básicos da Doutrina Espírita é o respeito a todas as crenças religiosas. Mas é importante esclarecer que nem toda prática mediúnica é Espírita, mas que toda Prática Mediúnica Espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da Moral Cristã. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857, codificada por Allan Kardec. O termo ESPÍRITA foi cunhado por Allan Kardec para distinguir a Doutrina dos Espíritos de outras filosofias e religiões”, completa Bertolucci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário