Quando encontramos um inimigo não podemos ter, para com ele, a mesma alegria que sentimos quando encontramos um amigo.
Esse sentimento resulta de uma lei física: a da assimilação e da repulsão dos fluidos.
O pensamento maldoso carrega em si mesmo uma corrente fluídica que causa má influência.
O pensamento benevolente nos envolve com uma agradável impressão;daí a diferença de sensações que sentimos ao nos aproximar de um amigo ou de um inimigo.
Amar aos inimigos, não pode significar,portanto, que não devamos diferenciá-los dos amigos.
Este ensinamento só nos parece difícil, até mesmo impossível de ser praticado, porque aceitamos que ele manda dar a uns e a outros o mesmo lugar no coração;quando não é isso.
Amar aos inimigos não é ter para com eles uma afeição forçada, que não é natural, já que o contato com um inimigo faz bater o coração de uma maneira totalmente diferente, amar aos inimigos segundo esse ensinamento de Jesus, é não ter contra eles nem ódio,nem rancor,nem desejo de vingança.
É perdoar-lhes, sem pensamento oculto e sem impor condições, o mal que nos fazem.
É não colocar nenhum obstáculo à reconciliação.É desejar-lhes o bem no lugar do mal.
É alegrar-se pelo bem que lhes aconteça ao invés de se entristecer.
É socorrê-los em caso de necessidade.É não fazer nada que possa prejudicá-los em palavras ou em atos.
É enfim, pagar-lhes todo mal com o bem, sem intenção de os humilhar.
Quem fizer isto, estará seguindo o mandamento:AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS.( fonte:O Evangelho Segundo O Espiritismo/cap 12/Pagar o mal com o bem)
Esse mandamento de Jesus é muito difícil para a maioria das pessoas porque o primeiro pensamento para quem nos prejudica não é um pensamento cristão.
Porém, se Jesus veio nos ensinar o perdão para sermos felizes, é necessário que nos esforcemos para cumprir com toda a boa vontade esse ensinamento.
Quando temos pessoas que nos prejudicam mais individualmente entendem-se que o esforço é grande.
Mas quando pensamos em termos de pessoas que prejudicam a população, o esforço deverá ser bem maior porque ao invés de nos esforçarmos para que tudo seja melhor, vibramos contra aquelas pessoas que devem dirigir um país,por exemplo.
Mas, se essas pessoas estão no comando de uma população deveremos orar pedindo a Deus que as ajudem, as inspirem as melhores atitudes para o bem geral;mesmo que não vejamos efeitos imediatos,o que não nos deixa achar que os maus pensamentos dirigidos a certas pessoas não os influenciam a continuarem da mesma forma?
Persistamos nos melhores pensamentos, pois assim estaremos movimentando boas energias em torno dessas pessoas.Experimentemos!
Abraços e as bençãos de Deus a todos;wilma
Nenhum comentário:
Postar um comentário