Sejam bem vindos

Sejam bem vindos
FELIZ DIA PARA VOCÊ

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VERDADEIRA SABEDORIA

Que opinião terão de mim, dizeis frequentemente, se recuso a tirar satisfação que me é cobrada, ou se não exigir daquele que me ofendeu?
Os loucos, como vós, os homens atrasados vos censurarão,mas os que são esclarecidos pela chama do progresso intelectual e moral dirão que agistes com verdadeira sabedoria.
Refleti um pouco:por uma palavra muitas vezes dita sem querer, ou até mesma inofensiva, da parte de um de vossos irmãos o vosso orgulho já fica machucado,vós lhe respondereis de uma maneira agressiva e acontece a provocação.
antes de chegar o momento decisivo, perguntai-vos se agistes como cristão?
Que contas prestareis à sociedade se a eliminais de um de seus membros?
Pensai no remorso de ter tirado o marido a uma mulher, um filho à sua mãe, às crianças o seu pai e com ele o sustento delas?
certamente aquele que fez a ofensa deve uma satisfação.
Mas, não é mais honroso para ele dá-la espontâneamente, reconhecendo seus erros,do que arriscar a vida daquele que tem o direito de se queixar?
Quanto ao ofendido, concordo que, algumas vezes, pode se encontrar gravemente atingido,seja em sua pessoa, seja em relação àqueles que lhes são caros.
Não é somente o amor próprio que está em questão.
O coração está também ferido e sofrendo, mas além de ser estupidez jogar sua vida contra um miserável, capaz de infâmias, mesmo que morto o infamante, deixará, por isto, a afronta de existir?
Resta-lhe, portanto, a satisfação da vingança executada,nada mais.
Triste satisfação que, frequentemente, já nesta vida deixa insuportáveis remorsos!
E se o ofendido morre, onde estará a reparação?
Quando a caridade for a regra de conduta dos homens, eles deverão ajustar seus atos e palavras ao ensinamento de Jesus:não façais aos outros o que não quereríeis que vos fizessem.
Aí,então, desaparecerão todas as causas de desavenças e, com elas, os duelos das guerras.(ítem 14-Francisco Xavier-Bordeaux/1861)
Fonte:O Evangelho Segundo O Espiritismo/cap.12/Amai os vossos inimigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário