Sejam bem vindos

Sejam bem vindos
FELIZ DIA PARA VOCÊ

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DENTRO DO LAR

Acende a claridade do Evangelho no lar e ama a tua família-problema,exercitando humildade e resignação.


Preserva a paciência, elaborando o curso de amor nos exercícios diários do silêncio entre os panos da piedade para os que te compartem o ninho doméstico, revivendo os dias idos com execrandas carantonhas, sorvendo azedume e miasmas.


Não renasceste ali por circunstância anacrônica(fora da tua época;erro de data ) ou casual.


Não resides com uma familia-problema por fator fortuito nem por engano dos Espíritos egrégios(nobres ).


Escolheste, antes do retorno ao veículo físico aqueles que dividiriam contigo as aflições superlativas e os próprios desenganos.


Solicitaste a bênção da presença dos que te cercam em casa, para librares com segurança nos cimos para onde rumas.


Sem eles faltariam bases para os teus pés jornadeiros,


Sem a exigência deles, não serias digno de compartilhar a vilegiatura espiritual com os Amorosos Guias que te esperam.


São eles, os parentes severos nos trajos de verdugos inclementes, a lição de paciência que necessitas viver, aprendendo a amar os difíceis de amor para te candidatares ao Amor que a todos ama.


A mensagem espírita, que agora rutila no teu Espírito transformado em farol de vivo amor e sabedoria, é o remédio-consolo para tuas dores no lar, o antídoto e o tratado de armistício para o campo de batalha onde esgrimas com a armas da fé, da bondade, apaziguando, compreendendo, desculpando, confiando em horas e dias melhores para o futuro...


Apóia-te ao bastão da certeza reencarnacionista, aproveita o padecimento ultriz(vingativo )ajuda os verdugos da tua harmonia, mas dá-lhes a luz do conhecimento espírita para que, também eles, os problemas em si mesmos, elucidem os próprios enigmas e dramas, rumando para experiências novas com o coração afervorado e o Espírito tranquilo.


(trecho da mensagem de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, SOS Família, cap 9)

domingo, 30 de outubro de 2011

O HOMEM DE BEM




"O HOMEM DE BEM ....NÃO SE SATISFAZ EM PROCURAR DEFEITOS NOS OUTROS, NEM COLOCÁ-LOS EM EVIDÊNCIA.SE A NECESSIDADE O OBRIGA A FAZER ISSO, PROCURA SEMPRE O BEM QUE POSSA ATENUAR O MAL."(trecho do evangelho segundo o espiritismo)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

sábado, 22 de outubro de 2011

O HOMEM DE BEM

O Homem de Bem...é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças nem de crenças, pois vê irmãos em todos os homens.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não amaldiçoa quem não pensa como ele.


Em todos os momentos, a caridade é o seu guia; tendo como certo que aquele que prejudica os outros com palavras maldosas, que agride os sentimentos de alguém com seu orgulho e seu desdém, que não recua perante a ideia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando poderia evitá-la, falta ao dever do amor ao próximo, e não merece a clemência do Senhor."


(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo-cap 17-Sedes Perfeitos)





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AMAR AOS INIMIGOS

Quando encontramos um inimigo não podemos ter, para com ele, a mesma alegria que sentimos quando encontramos um amigo.
Esse sentimento resulta de uma lei física: a da assimilação e da repulsão dos fluidos.
O pensamento maldoso carrega em si mesmo uma corrente fluídica que causa má influência.
O pensamento benevolente nos envolve com uma agradável impressão;daí a diferença de sensações que sentimos ao nos aproximar de um amigo ou de um inimigo.
Amar aos inimigos, não pode significar,portanto, que não devamos diferenciá-los dos amigos.
Este ensinamento só nos parece difícil, até mesmo impossível de ser praticado, porque aceitamos que ele manda dar a uns e a outros o mesmo lugar no coração;quando não é isso.
Amar aos inimigos não é ter para com eles uma afeição forçada, que não é natural, já que o contato com um inimigo faz bater o coração de uma maneira totalmente diferente, amar aos inimigos segundo esse ensinamento de Jesus, é não ter contra eles nem ódio,nem rancor,nem desejo de vingança.
É perdoar-lhes, sem pensamento oculto e sem impor condições, o mal que nos fazem.
É não colocar nenhum obstáculo à reconciliação.É desejar-lhes o bem no lugar do mal.
É alegrar-se pelo bem que lhes aconteça ao invés de se entristecer.
É socorrê-los em caso de necessidade.É não fazer nada que possa prejudicá-los em palavras ou em atos.
É enfim, pagar-lhes todo mal com o bem, sem intenção de os humilhar.
Quem fizer isto, estará seguindo o mandamento:AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS.( fonte:O Evangelho Segundo O Espiritismo/cap 12/Pagar o mal com o bem)

Esse mandamento de Jesus é muito difícil para a maioria das pessoas porque o primeiro pensamento para quem nos prejudica não é um pensamento cristão.
Porém, se Jesus veio nos ensinar o perdão para sermos felizes, é necessário que nos esforcemos para cumprir com toda a boa vontade esse ensinamento.
Quando temos pessoas que nos prejudicam mais individualmente entendem-se que o esforço é grande.
Mas quando pensamos em termos de pessoas que prejudicam a população, o esforço deverá ser bem maior porque ao invés de nos esforçarmos para que tudo seja melhor, vibramos contra aquelas pessoas que devem dirigir um país,por exemplo.
Mas, se essas pessoas estão no comando de uma população deveremos orar pedindo a Deus que as ajudem, as inspirem as melhores atitudes para o bem geral;mesmo que não vejamos efeitos imediatos,o que não nos deixa achar que os maus pensamentos dirigidos a certas pessoas não os influenciam a continuarem da mesma forma?
Persistamos nos melhores pensamentos, pois assim estaremos movimentando boas energias em torno dessas pessoas.Experimentemos!
Abraços e as bençãos de Deus a todos;wilma

VERDADEIRA SABEDORIA

Que opinião terão de mim, dizeis frequentemente, se recuso a tirar satisfação que me é cobrada, ou se não exigir daquele que me ofendeu?
Os loucos, como vós, os homens atrasados vos censurarão,mas os que são esclarecidos pela chama do progresso intelectual e moral dirão que agistes com verdadeira sabedoria.
Refleti um pouco:por uma palavra muitas vezes dita sem querer, ou até mesma inofensiva, da parte de um de vossos irmãos o vosso orgulho já fica machucado,vós lhe respondereis de uma maneira agressiva e acontece a provocação.
antes de chegar o momento decisivo, perguntai-vos se agistes como cristão?
Que contas prestareis à sociedade se a eliminais de um de seus membros?
Pensai no remorso de ter tirado o marido a uma mulher, um filho à sua mãe, às crianças o seu pai e com ele o sustento delas?
certamente aquele que fez a ofensa deve uma satisfação.
Mas, não é mais honroso para ele dá-la espontâneamente, reconhecendo seus erros,do que arriscar a vida daquele que tem o direito de se queixar?
Quanto ao ofendido, concordo que, algumas vezes, pode se encontrar gravemente atingido,seja em sua pessoa, seja em relação àqueles que lhes são caros.
Não é somente o amor próprio que está em questão.
O coração está também ferido e sofrendo, mas além de ser estupidez jogar sua vida contra um miserável, capaz de infâmias, mesmo que morto o infamante, deixará, por isto, a afronta de existir?
Resta-lhe, portanto, a satisfação da vingança executada,nada mais.
Triste satisfação que, frequentemente, já nesta vida deixa insuportáveis remorsos!
E se o ofendido morre, onde estará a reparação?
Quando a caridade for a regra de conduta dos homens, eles deverão ajustar seus atos e palavras ao ensinamento de Jesus:não façais aos outros o que não quereríeis que vos fizessem.
Aí,então, desaparecerão todas as causas de desavenças e, com elas, os duelos das guerras.(ítem 14-Francisco Xavier-Bordeaux/1861)
Fonte:O Evangelho Segundo O Espiritismo/cap.12/Amai os vossos inimigos

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

La Fontaine e o comportamento humano



Esse livro foi escrito por um escritor espírita,Francisco do Espírito Santo Neto, que utilizou das fábulas de La Fontaine para fazer uma análise do comportamento humano;gostei muito de ler e recomendo para quem gosta de análises sobre a vida.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

03 de Outubro de 1804 NASCIA ALLAN KARDEC

 

 

Grande humanista e codificador do Espiritismo, doou-se em vida e para toda eternidade através do auxilio a instrução dos carentes e de toda humanidade. Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido pelo pseudônimo Allan Kardek (depois de um espírito revelar-lhe que fora um druida na Gália chamado Allan Kardec), foi um pensador humanista, idealista, empreendedor, pedagogo e codificador da Doutrina Espírita. Nasceu numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e advocacia em 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon e faleceu em Paris em 31 de março de 1869. Seus pais foram Jean-Baptiste Antoine Rivail, advogado e juiz do tribunal de Lyon, e Jeanne Louise Duhamel.


Amélie Gabrielle Boudet
Casou-se em 6 de fevereiro de 1832 com Amélie Gabrielle Boudet, professora e artista plástica francesa que conhecera no “Instituto Educacional Técnico”. Não teve filhos.
Estudou na Escola de Pestalozzi (pedagogo e educador suíço pioneiro da reforma educacional que influenciou países como França e Alemanha), no Castelo de Zahringenem, em Yverdon-les-Bains na Suíça, tornou-se seu distinto discípulo e propagador de seu método.
Teve formação acadêmica em matemática, pedagogia, ciências e letras. Interessando-se mais tarde pela física, principalmente sobre o magnetismo.
Era membro da Academia Real de Arras, como pedagogo ajudou na democratização do ensino público, manteve em 1835 e 1840 em sua residência cursos gratuitos de química, física, anatomia comparada e astronomia, lecionando também para jovens carentes franceses.
Ficou conhecido na Alemanha por traduzir para o alemão obras de educação e moral, principalmente de Fénelon (teólogo apostólico romano, escritor e poeta francês), que mais tarde viria a ser uma das entidades espirituais a lhe auxiliar na codificação do Espiritismo.
Seus amigos Fortier (magnetizador) e Carloti chamaram-lhe a atenção para os fenômenos mediúnicos chamados mesas girantes, aparentemente inexplicáveis, tomando contato com tais fenômenos em 1854, aos 50 anos de idade, percebendo neles uma explicação para vários problemas existenciais insolúveis.
De 1855 a 1869, sob assistência dos espíritos superiores representados pelo Espírito da Verdade, estabelece as bases da Codificação Espírita, tendo iniciado a sua publicação em 18 de abril de 1857.
Em primeiro de janeiro de 1858 lança a Revista Espírita e funda a primeira sociedade espírita regularmente constituída, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Allan Kardec faleceu em Paris, aos 64 anos de idade, em decorrência de um aneurisma. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise. Em seu epitáfio lê-se: “Naitre Movrir Renaitre Encore Et Progresser Sans Cesse Telle Est La Loi” (Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei).

Túmulo de Père-Lachaise

sábado, 24 de setembro de 2011

PROVAÇÃO




Provação


Se a provação se te abateu sobre o espírito de tal modo que já não sabes, de pronto, como orientar o próprio caminho, não te entregues a qualquer atitude negativa.
Recorda que o desânino é fator de mais amplo abatimento.
Suicídio se te faria calamidade.
Queixas não te adiantariam.
Acusações contra outrem te agravariam o quadro de inquietações.
A fuga te lançaria em descrédito.
O desespero te induziria ao desiquílibrio.
Confidências amargas te mergulhariam em problemas inúteis.
Mágoa te travaria idéias infelizes.
A única saída para superar qualquer provação será enfrentá-la com humildade e coragem, procurando-se esquecer o mal e seguir o bem, trabalhar e servir com ânimo e decisão, reconhecendo-se que a Divina Providência, amanhã, nos fará novo dia.


Mensagem extraida do Livro
Hoje - Francisco Candido Xavier pelo Espírito Emmanuel.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A negação de Pedro


-Aproxima-se a hora do meu derradeiro testemunho!
Sei, por antecipação, que todos vós estareis dispersados nesse instante supremo. É natural, porquanto ainda não estais preparados senão par aprender. Antes, porém, que eu parta, quero deixar-vos um novo mandamento, o de amar-vos uns aos outros como eu vos tenho amado; que sejais conhecidos como meus discípulos, não pela superioridade no mundo, pela demonstração de poderes espirituais, ou pelas vestes que envergueis na vida, mas pela revelação do amor com que vos amo, pela humildade que deverá ornar as vossas almas, pela boa disposição no sacrifício próprio.
Vendo que Jesus repetia uma vez mais aquelas recomendações de despedida, Pedro, dando expansão ao seu temperamento irrequieto, adiantou-se, indagando:
-Afinal, senhor, para onde vais?
O Mestrre lhe lançou um olhar sereno, fazendo-lhe sentir o interesse que lhe causava a sua curiosidade e redarguiu:
-Ainda não te encontras preparado para seguir-me.
O testemunho é de sacrifício e de extrema abnegação e somente mais tarde entrarás na posse da fortaleza indispensável.
Simão, no entanto, desejando provar por palavras aos companheiros o valor da sua dedicação, acrescentou, com certa ênfase, ao propósito de se impor à confiança do Messias:
-Não posso seguir-vos? acaso, Mestre, podereis duvidar de minha coragem? então, não sou um homem?
Por vós darei a minha própria vida.
O Cristo sorriu e ponderou:-Pedro, a tua inquietação se faz credora de novos ensinamentos. A experiência te ensinará melhores conclusões, porque, em verdade, te afirmo que esta noite o galo não cntará sem que me tenhas negado por três vezes.
-Julgais-me, então, um espírito mau e endurecido a esse ponto? - indagou o pescador, sentindo-se ofendido.
-Não, Pedro - adiantou o Mestre, com doçura- não te suponho ingrato ou indiferente aos meus ensinos.
Mas vais aprender, ainda hoje, que o homem do mundo é mais frágil do que perverso.

Trecho do livro Boa Nova-Francisco Cândido Xavier

sábado, 9 de abril de 2011

A oração do horto II



O crespúsculo começava a cair sobre o céu claro. Apesar do sol radioso da tarde a iluminar a paisagem, soprava o vento em rajadas muito frias.
Daí a alguns instantes, o Mestre e os três companheiros alcançavam o monte povoado de árvores frondosas que convidavam ao pensamento comtemplativo.
acomodando os discípulos em bancos naturais que as ervas do caminho se incumbiam de adornar, falou-lhes o Mestre, em tom sereno e resoluto:



- Esta é a minha derradeira hora convosco! Orai e vigiai comigo, para que eu tenha a glorificação de Deus no supremo testemunho!
Assim dizendo, afastou-se, a pequena distância, onde permaneceu em prece, cuja sublimidade os apóstolos não podiam observar. Pedro, João e Tiago estavam profundamente tocados pelo que viam e ouviam.



Nunca o Mestre lhes parecera tão solene, tão convicto, como naquele instante de penosas recomendações. Rompendo o silêncio que se fizera, João ponderou:
-Oremos e vigiemos, de acordo com a recomendação do Mestre, pois, se ele aqui nos trouxe, apenas nós três, em sua companhia, isso deve significar para o nosso espírito a grandeza da sua confiança em nosso auxílio.
Puseram-se a meditar silenciosamente. Entretanto, sem que lograssem explicar o motivo, adormeceram no decurso da oração.
Passados alguns minutos, acordavam, ouvindo o Mestre que lhes observava:
- despertai! Não vos recomendei que vigiásseis? Não podereis velar comigo, um minuto?
João e os companheiros esfregaram os olhos, recolhecendo a própria falta. Então,


Jesus, cujo olhar parecia iluminado por estranho fulgor, lhes contou que fora visitado por um anjo de Deus, que o confortara para o martírio supremo.
Mais uma vez, Jesus pediu que orassem com o coração e se afastou.
contudo, os discípulos, insensivelmente, cedendo aos imperatrivos do corpo e olvidando as necessidades do espírito, de novo adormeceram em meio da meditação. despertaram com o Mestre a lhes repetir:
-Não conseguistes, então, orar comigo?



A paisagem desolada de Jerusalém mergulhava na sombra.
Antes, porém, que pudessem justificar de novo a sua falta, um grupo de soldados e populares aproximou-se, vindo Judas à frente.
O filho de Iscariotes avançou e depôs na fronte do Mestre o beijo combinado, ao passo que Jesus sem denotar nenhuma fraqueza e deixando a lição de sua coragem e de seu afeto aos companheiros, perguntou:
- Amigo, a que vieste?
Sua interrogação, todavia, não recebeu qualquer resposta. Os mensageiros dos sacerdotes prenderam-no e lhe manietaram as mãos, como se o fizessem a um salteador vulgar.

Do livro Boa Nova/Francisco Cândido Xavier






Essa passagem me faz refletir o quanto precisamos, às vezes,nos esforçar para fazer uma oração bem feita, sem nos perdermos nas palavras do Pai Nosso;muitas vezes o sono, o cansaço, faz com que nos deitemos sem orarmos.
Para mim, fica o quanto preciso me esforçar para sempre lembrar de Deus e Jesus agradecendo o dia e a noite e vigiar com Jesus os meus pensamentos
Mas, se Jesus, pediu-nos para orarmos e vigiarmos com Ele precisamos nos esforçar, pois, a nossa estadia na Terra requer muita vigilância e oração para vencermos as nossas dificuldades materiais e morais.





quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Oração do Horto

Depois do ato de humildade extrema, de lavar os pés de todos os discípulos, Jesus retomou o lugar que ocupava à mesa do banquete singelo e, antes de se retirarem, elevou os olhos ao céu e orou assim, ferverosamente, conforme relata o Evangelho de João:
_Pai Santo, eis que é chegada a minha hora! Acolhei-me em teu amor, eleva o teu filho, para que ele possa elevar-te, entre os homens, no sacrifício supremo. Glorifiquei-te na Terra, testemunhei tua magnanimidade e sabedoria e consumo agora a obra que me confiaste. Neste instante, pois, meu Pai, ampara-me com a luz que me deste, muito antes que este mundo existisse!...
E fixando o olhar amoroso sobre a comunidade dos discípulos, que, silenciosos, lhe acompanhavam a rogativa, continuou:
- Manifestei o teu nome aos amigos que me deste; eram teus e tu mos confiaste, para que recebessem a tua palavra de sabedoria e de amor. Todos eles sabem agora que tudo quanto lhes dei provém de ti! Neste instante supremo, Pai, não rogo pelo mundo, que é obra tua e cuja perfeição se verificará algum dia, porque está nos teus desígnios insondáveis; mas, peço-te particularmente por eles, pelos que me confiaste, tendo em vista o esforço a que os obrigará o Evangelho, que ficará no mundo sobre os seus ombros generosos. Eu já não sou da Terra; mas rogo-te que os meus discípulos amados sejam unidos uns aos outros, como eu sou contigo! Dei-lhes a tua palavra para o trabalho santo da redenção das criaturas; que, pois, eles compreendam que, nessa tarefa grandiosa, o maior testemunho é o do nosso próprio sacrifício pela tua causa, compreendendo que estão neste mundo, sem pertencerem às suas ilusórias convenções, por pertencerem só a ti, de cujo amor viemos todos para regressar à tua magnanimidade e sabedoria, quando houvermos edificado o bom trabalho e vencido na luta proveitosa. Que os meus discípulos, Pai, não façam da minha presença pessoal o motivo de sua alegria imediata; que me sintam sinceramente em suas aspirações, a fim de experimentarem o meu júbilo completo em si mesmos. Junto deles, outros trabalhadores do Evangelho despertarão para a tua verdade. O futuro estará cheio desses operários dignos do salário celeste. Será, de algum modo, a posteridade do Evangelho do Reino que se perpetuará na Terra, para glorificar a tua revelação!
Protege-os a todos Pai!
Que todos recebam a tua benção, abrindo seus corações às claridades renovadoras!
Pai justo, o mundo ainda não te conheceu; eu, porém, te conhecí e lhes fiz conhecer o teu nome e a tua bondade infinita, para que o amor com que me tens amado esteja neles e eu neles esteja!...


Terminada a oração, Jesus retirou-se em companhia de Simão Pedro e dos dois filhos de Zebedeu para o Monte das Oliveiras, onde costumava meditar.


Trecho do livro Boa Nova/Francisco Cândido Xavier

segunda-feira, 21 de março de 2011

Amigos para Siempre - SB e Jose Carreras

O Jardim da Amizade autoria wilma gonçalves




Quando amanhece o dia, eu agradeço a Deus o dia maravilhoso que começa e agradeço a noite calma, refazedora das forças, preparando-me para o dia de conquistas que enfrentarei.
Se hoje, Senhor, lhe aprouver enviar-me sementes de novas amizades, as receberei com alegria e procurarei semeá-las e cuidarei bem delas para que floresçam no jardim do meu coração.
Então, lembro-me das amigas que tenho, daquelas das quais me perdi e daquelas que Deus já chamou para compor o seu campo estrelado.
Peço ao senhor da Vida que as abençoe neste dia e que as ampare e conforte, se algumas delas enfrentam dificuldades.
As pérolas são valiosas e amigos são pérolas que Deus nos deu para enriquecer o nosso tesouro espiritual.
Amigos são ouro em pó que se misturam aos nossos familiares queridos que também agradecemos por estarem em nosso caminho.
Amigas(os) são gotículas de orvalho que refregeram os nossos ais....

São o perfume suave das flores do campo que passam por nós e se vão deixando uma lembrança amena em nossos sentidos.
Quem já não viu uma cerejeira,um ipê, um pessegueiro em flor, um manacá da Serra, uma pitangueira na florada - é um espetáculo que se compara a alegria de se ter uma amigo(a)
Há inúmeras belezas na natureza, criação Divina, que poderíamos usar para definir a amizade, mas, nunca para te definir, minha amiga querida.
Que a brisa calma e refrescante seja portadora dos meus pensamentos para ti, amigas(os):
felicidades, alegria, confiança, fé, amor, coragem, paciência, compreensão, saúde, perseverança, fidelidade.
Depois que reguei o meu Jardim da Amizade, agradecida a Deus, começo meus afazeres, certa que todas as minhas flores receberam a quantidade de água suficiente para continuarem a florir no lugar que estiverem plantadas e em meu coração.
Que Deus as abençoe e guarde em sua misericórdia e amor!

escrito em 21/02/11

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ler uma página de alento

Lê uma pequena página, cada dia, na qual encontres alento e inspiração.
Incorpora esse dever aos teus hábitos.
Ela te enriquecerá de júblio, clareando as nuvens que se possam envolver-te nas horas seguintes e arrimando-te ao bem estar, caso suceda alguma surpresa desagradável.
Todas as pessoas necessitam de um bom conselheiro e, nessa página, que extrairás do Evangelho, terás a diretriz de segurança e a palavra de sabedoria para qualquer ocorrência.
Se os homens reflexionassem um pouco mais antes de agirem, evitariam males incontáveis.
Já que outros não fazem, reabiliza-o tu.
Do livro vida feliz/divaldo P. Franco/Joanna de ângelis(espírito)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

REERGUER-SE...

REERGUER-SE...
autoria wilma gonçalves

QUANDO NOS SENTIMOS NO CHÃO, DERROTADOS POR UMA SITUAÇÃO INESPERADA...QUE PODERÁ SER UMA ATITUDE TOMADA IMPENSADAMENTE E ARREPENDIDA, DE UMA GRANDE TRAÍÇÃO, A PERDA DO LAR MATERIAL E DE SEUS ENTES QUERIDOS...DE QUALQUER FORMA ONDE ESSE SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA APARECER COM TODAS AS SUAS GARRAS PODEROSAS E SUFICIENTEMENTE FORTES QUE DESEJAM TE FIXAR NO CHÃO POR SER O LUGAR MAIS BAIXO PARA TE DEIXAR IMÓVEL; ESSE SENTIMENTO QUE TE INVADE É DE ANIQUILAÇÃO, DE IMOBILIZAÇÃO, SOMENTE SE SENTIRÁ DERROTADA SE VOCÊ QUISER.

SE VOCÊ QUISER FICAR IMÓVEL, FIXA E SEM NENHUMA AÇÃO SERÁ POR TUA OPÇÃO, POIS, NADA, NINGUÉM, NEM SITUAÇÃO ALGUMA SERÁ SUFICIENTEMENTE CAPAZ DE ANULAR A TUA VONTADE.

NOS PRIMEIROS MOMENTOS HÁ A SURPRESA, O “NÃO ACREDITO” , O IMPACTO, É NATURAL ESSA REAÇÃO, PORÉM PASSADA ESSE TORPOR DA DOR PROFUNDA, HÁ A NECESSIDADE DE SURGIR OUTRO SENTIMENTO IGUALMENTE  PODEROSO, O AMOR PRÓPRIO, QUE SERÁ ACIONADO COMO ALAVANCA PARA O REERGUIMENTO.

A ANÁLISE DO “DEPOIS” É A CHAVE MAIS IMPORTANTE PARA ABRIR A MENTE QUE FOI ATINGIDA PELA “DERROTA”.

ÀS VEZES, SOMOS TRAÍDOS EM NOSSA CONFIANÇA E ISSO FAZ BROTAR EM NÓS UM SENTIMENTO DE AUTOPIEDADE, O PENSAMENTO DE “ POR QUÊ COMIGO” NOS VALORIZANDO EM DEMASIA E NÃO CONSEGUINDO ANALISAR A SITUAÇÃO E MODIFICARMOS ESSA IDEIA QUE NOS DEIXA PARALISADOS.
VAMOS PERDOAR?
SIM,VAMOS, PORQUE ESSA É UMA ATITUDE QUE MAIS NOS FAVORECE DO QUE AO PERDOADO – POIS QUE A AÇÃO PRATICADA CONTRA NÓS EXISTE NA MENTE DO AGRESSOR E SERÁ UMA SITUAÇÃO QUE ELE DEVERÁ RESOLVER COM AS LEIS NATURAIS DO UNIVERSO AO PASSO QUE EM NOSSA MENTE SOMENTE EXISTIRÁ A HARMONIA DO PERDÃO.

UMA CASTÁSTROFE NATURAL OU NÃO, UM ACIDENTE, UMA ENFERMIDADE GRAVE, TODAS ESSAS SITUAÇÕES E OUTRAS SÃO MUITO DOLOROSAS – MAS SOMENTE SE QUISERMOS FICAREMOS INATIVOS.

MUITAS VEZES, A VIDA, NOS PREGA PEÇAS BASTANTE DIFÍCEIS DE SEREM SUPERADAS, PORÉM O SER HUMANO É CAPAZ DE SE REABILITAR, SE ESFORÇAR, SE ADAPTAR A NOVAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE A VIDA LHE IMPÕE – SE ELE QUISER!

A VONTADE É A GRANDE MOLA PROPULSORA!
POR UM CERTO TEMPO, MUITAS VEZES, PARECERÁ QUE NOS ACOMODAMOS COM A SITUAÇÃO E PENSAMOS QUE NÃO VAMOS CONSEGUIR – MAS,...OUTRO SENTIMENTO MUITO IMPORTANTE TAMBÉM PODERÁ SER ACIONADO E VIRÁ SE AGREGAR À VONTADE PARA FORTALECÊ-LA – A PERSISTÊNCIA E HUMILDADE  SÃO ALIADOS QUE AJUDARÃO O REERGUIMENTO SE ASSIM QUISERMOS.

SE ASSIM O QUISERMOS...SIM, NOSSO QUERER, NOSSA VONTADE, NOSSA PERSISTÊNCIA, NOSSA DETERMINAÇÃO, VISÃO DE FUTURO, CONHECIMENTO DE NOSSAS PRÓPRIAS POTENCIALIDADES, DE NOSSOS LIMITES ILIMITADOS, METAS E OBJETIVOS DESEJADOS, VENCENDO BARREIRAS, DIFICULDADES E LUTANDO POR NOSSOS ESPAÇOS NA SOCIEDADE.

TUDO ISSO FARÁ DE VOCÊ UM SER RENASCIDO DA DOR PARA A VIDA QUE DEUS TE DEU PARA SER VIVIDA ADICIONANDO SEMPRE NOVOS CONHECIMENTOS QUE O FARÃO SE ILUMINAR PARA TODOS PASSANDO DE “DERROTADOS” PARA SUPER EXEMPLOS.

SIM, PODERÁS SER UM EXEMPLO DE PIEDADE PÚBLICA OU PODERÁS SER UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E MERECEDOR DE APLAUSOS DE TODOS.
ISSO TU ESCOLHES!






quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ESTUDE E VIVA

NA HORA DA FADIGA

Quando o cansaço te procure no serviço do Bem, reflete naqueles irmãos que suspiram pelo mínimo das facilidades que te enriquecem as mãos.
Observa não somente a tortura dos paralíticos, reclusos em leitos de provação, mas igualmente a dor dos que não souberam entender a função educativa das lutas terrestres e caminham, estrada afora, de coração enrijecido na indiferença.
Medita não somente na aflição dos que foram acidentados, mas igualmente na angústia dos que foram atropelados pela calúnia, tombando moralmente em revolta e criminalidade, por não saberem assimilar o benefício do sofrimento.
Quando a fadiga te espreite a esfera de ação, pensa naqueles companheiros ilhados em padecimentos do corpo e da alma, a esperarem pelo auxílio, ainda que ligeiro, de teu pensamento, de tua palavra, de tua providência, de tuas mãos...
Se o desânimo te ameaça, examina se o abatimento não será unicamente anseio de repousar antes do tempo, e se te reconheces conscientemente dotado de energias para ser útil, não te confies à inércia ou à lamentação.
Quando a fadiga apareça, recorda que alguém existe, a orientar-te e a fortalecer-te na execução das tarefas que o Alto te confiou; alguém com suficiente amor e poder, a esperar-te os recursos e dons na construção da Vida Melhor...Esse alguém é Jesus, a quem aceitamos por Mestre e que, certa feita, asseverou positivo, à frente dos seguidores espantados por vê-lo a servir num dia consagrado ao descanso:- "Meu Pai trabalha até hoje e eu trabalho também."

AMOR DE MÃE

AMOR DE MÃE

“Menino querido e muito amado
Como todos os outros;
Menino franzino e merecedor de cuidados;
O Pai Celestial me confiou como filho;
Mas, ai de mim, pouco sabia para aprimorá-lo
No retorno à Casa do Pai;

Te ensinei o amor às criaturas, que eu aprendi...
Te ensinei a devoção a Deus,
O respeito, a dignidade, a fé e a confiança;
Te ensinei, meu menino,
A ser paciente, generoso e a aceitar as dificuldades!

Porém, querido filho, nosso Pai Celestial sabia,
Que crescerias como podíamos te assistir
Porque o importante era estares no mundo
Pois Nosso Pai te ajudaria a viver na Terra
Para que pudesses amparar, com o teu coração,
Outros irmãos que menos tinham mas precisavam
Como tu – estarem na Bendita Terra!

Meu menino querido,
No teu caminho teve muito pedregulho
Tempestades e furacões – mas –
Jesus sempre esteve contigo amainando os ventos fortes
Que queriam te lançar ao chão!

Não viestes para ficar inativo, no chão,
Nascestes para minha alegria,
Para caminhar com Jesus,
Trabalhar com Ele e com seus amigos benfeitores
Do Reino de Deus.

As lutas, as tristezas, os desencontros,
As incompreensões, as dificuldades,
Transformaram-se em lanterninhas que iluminarão
Teu caminho de volta!
Estás quase terminando essa jornada
Para logo iniciares outra
Porque a Terra, querido filho, que te recebeu
Inóspita um dia, estará transformada quando
À ela retornares para continuar o serviço
Do amado Mestre Jesus!

Um dia,quem sabe, saberás desta carta que
Te envio em pensamento
Mas que conta com as palavras gravadas no papel
Por alguém desconhecida por ti
Mas que sintonizou com o Amor de Mãe!”


MÁGOAS E TRISTEZAS


POR UM AMOR PERDIDO NA TRAIÇÃO
LÁGRIMAS CAEM DE UM CORAÇÃO
QUE SE FECHA QUAL PONTO A PONTO
DE UM CROCHÊ TECIDO NA MANSIDÃO.

OS OLHOS MAREJADOS E TRISTES
PERDEM O BRILHO PARA A VIDA
PORÉM A CRIATURA SEGUE
PROCURANDO FORÇAS
NA SUA LIDA.

OS DIAS PASSAM
NOS DIAS BROTAM INFELICIDADE
A DOR DA MÁGOA AUMENTA
TRAZENDO APENAS ENFERMIDADES,
INFELICIDADES!

NADA TEM VALOR
NADA OCUPA ESPAÇO
E A VIDA SEGUE CAUSANDO DOR!

MENINA ACORDA!
O QUE A MÁGOA TE TROUXE DE BOM?
É PRECISO MUDAR
MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
POIS A DOR DA MÁGOA
SÓ TE CAUSARÁ DESDITAS
E AS DOENÇAS ENCONTRAM
A FRESTA OU A PORTA
PARA SE ALOJAREM
ATÉ QUE TENHAM CONSUMIDO
E SUMIDO CONTIGO.

DESTE MUNDO ONDE É TEU LUGAR
A DESDITA NUNCA ESQUECERÁS,
NEM O CAUSADOR, MAS PODERÁS TRANSFORMAR:
ESSE PENSAMENTO EM OUTROS – SE QUISERES
DE MELHOR VALIA
PENSAMENTOS DE SAÚDE, ALEGRIA E GRATIDÃO:
AO BOM DEUS QUE TE DEU A VIDA
E TE DEIXOU LIVRE COMO VIVÊ-LA,
ESCOLHERÁS NA ALEGRIA OU NA TRISTEZA,
NO PERDÃO OU NA SOLIDÃO, AMANDO OU DESTRUINDO-TE!

REAGE, POIS, VAIS CONSEGUIR...
PORQUE SÓ DEPENDE DE VOCÊ!
A ESCOLHA É SEMPRE TUA
SEJAS SÁBIA – ESCOLHA VIVER!

WILMA GONÇALVES /03/09/09


MEDITAÇÃO